RAMOS E CHEFIAS

lobinho.gif (8654 bytes)    RAMO LOBINHO – CRIANÇAS ENTRE 6,5 E 10 ANOS

O RAMO LOBINHO

No Movimento Escoteiro, as crianças de 6 anos e meio até 10 anos são chamadas de LOBINHOS ou LOBINHAS. Você sabe por quê? Porque o lobo é um animal muito esperto e que sabe viver bem em grupo, por isso foi escolhido para representá-los.
Os lobinhos e lobinhas fazem parte de um grupo chamado Alcateia, que é o nome que se dá a um conjunto de lobos. Todos brincam juntos, mas para facilitar algumas atividades, eles são organizados em Matilhas, pequenos grupos de lobinhos e lobinhas que tem por nome uma das cores de lobo: Matilha Preta, Matilha Cinza, etc.

O MUNDO DE FANTASIA

Você conhece a história de Mowgli? Ela conta as aventuras de um menino que se perdeu na selva e foi criado por uma família de lobos. Na floresta ele aprendeu muito com seus pais (Pai Lobo e Raksha), com o urso Baloo, com a pantera negra Bagheera, com o chefe da Alcateia, o lobo Akelá e se divertiu muito em brincadeiras com seus irmãos lobinhos, entre eles o Lobo Gris.

A vida dos lobinhos e lobinhas em um Grupo Escoteiro é inspirada nessa história e, como Mowgli, vivem juntos muitas aventuras. Os chefes da Alcateia, os Velhos Lobos, para brincar com os lobinhos e lobinhas, usam os nomes dos personagens dessa história.

Quer vir brincar conosco?

ATIVIDADES

Os lobinhos e lobinhas se encontram todas as semanas na sede do Grupo Escoteiro para realizar reuniões, excursões, acampamentos, passeios, visitas a outras alcatéias, etc. Nesses encontros eles se divertem e descobrem um mundo de coisas interessantes.

Se você já é um lobinho, parabéns, faça o seu Melhor Possível sempre.  Se você ainda não é um lobinho ou lobinha, procure logo um Grupo Escoteiro. Você vai saber como é possível aprender brincando e ser muito feliz.

Chefe Nei (Akelá)

ueb.gif (5905 bytes) RAMO ESCOTEIRO – JOVENS ENTRE 11 E 14 ANOS

O RAMO ESCOTEIRO

O Movimento Escoteiro é dividido em etapas que chamamos de ramos, que são divididos de acordo com a idade. A segunda etapa é o Ramo Escoteiro e fazem parte dele meninos e meninas entre 11 e 14 anos de idade, divididos em grupos de cinco a oito jovens nas chamadas patrulhas. O conjunto de quatro patrulhas é uma Tropa Escoteira. Cada patrulha leva o nome de um animal ou uma constelação e carrega um bastão com uma bandeirola nas cores da mesma.
A patrulha é liderada por um dos seus jovens integrantes, chamado monitor. Ele é eleito pelos membros da patrulha e o seu auxiliar no comando é o submonitor escolhido por ele e também integrante da patrulha. Os órgãos decisórios da Tropa Escoteira são a Corte de Honra, composta dos monitores e submonitores das quatro patrulhas e dos chefes da Tropa (adultos voluntários que assessoram as atividades); e a Assembleia de Tropa, composta de todos os integrantes da tropa.

LISTA DE ATIVIDADES

Quem quer ser escoteiro procura aventura. E é justamente nisso que se baseiam todas as atividades do Ramo Escoteiro. Acampamentos, trilhas, excursões, jornadas, torneios técnicos são apenas uma amostra do que se pode encontrar fazendo parte de um grupo escoteiro. Isso sem contar as atividades regionais, nacionais e internacionais. Como escoteiro tem-se a oportunidade de realizar acampamentos regionais e nacionais como o ELO e o Ajuri, bem como os acampamentos regionais de patrulhas e os Jamborees que são grandes acampamentos nacionais, panamericanos e internacionais que ocorrem periodicamente.

Chefes André, Vitor e Patrick

senior.gif (5369 bytes)RAMO SÊNIOR – JOVENS ENTRE 15 E 17 ANOS

RAMO SÊNIOR

O Movimento Escoteiro é dividido em etapas que chamamos de ramos, que são divididos de acordo com a idade. A terceira etapa é o Ramo Sênior e fazem parte dele adolescentes entre 15 e 17 anos de idade, divididos em grupos de quatro a seis jovens nas chamadas patrulhas, da mesma forma que o Ramo Escoteiro. Cada patrulha leva o nome de uma tribo indígena, acidente geográfico ou personalidade histórica e carrega um bastão com uma bandeirola nas cores da mesma. O conjunto de quatro patrulhas forma uma Tropa. Dentro do Ramo os meninos são chamados de sênior e as meninas de guia.
A patrulha é liderada por um dos seus jovens integrantes, chamado monitor. Ele é eleito pelos membros da patrulha e o seu auxiliar no comando é o submonitor escolhido por ele e também integrante da patrulha. Os órgãos decisórios da Tropa Escoteira são a Corte de Honra, composta dos monitores e submonitores das quatro patrulhas e dos chefes da Tropa (adultos voluntários que assessoram as atividades); e a Assembleia de Tropa, composta de todos os integrantes da tropa. Dentro do ramo se trabalham as seguintes áreas de desenvolvimento: físico, social, intelectual, espiritual, afetivo e caráter por meio de jogos e desafios, sempre em conjunto com seus companheiros de patrulha.

LISTA DE ATIVIDADES

Um jovem com idade para ser sênior/guia procura mais emoção na sua vida. E os Acampamentos, trilhas, excursões, travessias, jornadas, torneios técnicos são apenas uma amostra do que se pode encontrar fazendo parte de um grupo escoteiro. Isso sem contar as atividades regionais, nacionais e internacionais. Como sênior, tem-se a oportunidade de participar de acampamentos regionais e nacionais como o ELO e o Ajuri, bem como dos acampamentos regionais de patrulhas, a chamada Aventura Sênior Nacional e os Jamborees, que são grandes acampamentos nacionais, panamericanos e internacionais que ocorrem periodicamente.

Chefes Carlos, Débora e Fernanda

pioneiro.gif (3115 bytes) RAMO PIONEIRO – JOVENS ENTRE 18 E 21 ANOS

RAMO PIONEIRO

O Movimento Escoteiro é dividido em etapas que chamamos de ramos, que são divididos de acordo com a idade. A última etapa é o Ramo Pioneiro e fazem parte dela jovens adultos com idade entre 18 e 21 anos. O grupo de pioneiros dentro de um grupo escoteiro recebe a denominação de Clã e o chefe responsável é o Mestre Pioneiro.
Além de aventura e técnicas escoteiras, o pioneiro realiza suas atividades em prol do bem da sociedade. Nesse ramo, são incentivados pelo Mestre e pelos companheiros de Clã, a participarem de atividades de cunho comunitário e que visem o bem estar humano e do meio ambiente, que podem ser desenvolvidas por meio de projetos individuais ou em grupos de interesse.

LISTA DE ATIVIDADES

Para o pioneiro, as atividades vão muito além dos acampamentos, trilhas, excursões, travessias, jornadas e torneios técnicos. Um pioneiro preocupa-se com a sociedade e está sempre participando, seja na elaboração, execução e contribuição de campanhas sócio-ambientais. Fazem parte da rotina de um pioneiro, ações como doações de sangue, coleta de alimentos e agasalhos, visitas a instituições carentes e trabalhos voluntários. Por meio dessas atividades os clãs têm a oportunidade de ajudar a quem necessita. Também como pioneiro tem-se a oportunidade de auxiliar em acampamentos regionais e nacionais como o ELO e o Ajuri, bem como em grandes acampamentos nacionais, panamericanos e internacionais que ocorrem periodicamente. Além disso, apenas no ramo se participa da chamada Vigília Pioneira, uma das várias cerimônias do Ramo que são inesquecíveis. Também ocorrem esporadicamente os Mutirões Pioneiros que podem ser regionais, nacionais ou internacionais, com atividades voltadas apenas para os jovens do ramo, sempre com a base de ajudar o próximo em atividades comunitárias.

Mestra Neneca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: